sábado, 12 de maio de 2012

New York, a cidade sempre alerta!

Odete Soares Rangel



Estes foram os "protagonistas" da viagem para New York (Odete-Denis e Dulce) em busca da neve que não houve. Mas no Empire State Building e na  Statue of Liberty estava muito frio. Dá para perceber pelos cabelos das damas, mas nem mesmo esse nos tirou o fôlego ou nos desviou da rota dos passeios da cidade que nunca dorme*, como diz a letra da canção  de Sinatra. 

New York, New York  by Frank  Sinatra

Start spreading the news
I'm leaving today
I want to be a part of it
New York, New York

These vagabond shoes
Are longing to stray
Right through the very heart of it
New York, New York

I wanna wake up in a city
That doesn't sleep
And find I'm king of the hill
Top of the heap

These little town blues
Are melting a way
I'll make a brand-new start of it
In old New York

If I can make it there
I'll make it anywhere
It's up to you
New York, New York

New York, New York
I want to wake up
In a city that never sleeps*
And find I'm a number one, top of the list
King of the hill, a number one

These little town blues
Are melting a way
I'm gonna make a brand-new start of it
In old New York

And... if I can make it there
I'm gonna make it anywhere
It's up to you
New York, New York

Embora nossa estada na cidade fosse curta, Mr. Denis se encarregou de nos mostrar o máximo. Para ele que mora na Flórida, viaja muito, conhece bem New York e tem energia de sobra, chegar aos lugares era rápido e descomplicado. Mapa na mão e atento a tudo, localizar-se nunca foi problema para ele, acompanhá-lo nessa viagem foi uma  ótima e feliz experiência.
Empire State Building from the Top of the Rock.jpg

Mas New York é muito mais do que tudo isso, ela fascina a todos com seus coloridos que podem caracterizá-la como uma cidade vibrante, energética, pois há opções e atividades para todos os gostos. Possui uma extensa programação cultural, basta que você se organize financeiramente para curtir todas as maravilhas ao seu alcançe. Ela se compõe de cinco distritos: Manhattan (núcleo central), Queens, Brooklyn, Bronx e Staten Island. 

O Empire State Building (1931), é um arranha-céu de 102 andares e está localizado na intersecção da 5ª Avenida com a West 34th Street.  O prédio já foi considerado o mais alto do mundo,   até o surgimento da Torre Norte do World Trade Center, concluída em 1972. Com a destruição do World Trade Center em 2001, o Empire State Building voltou a assumir a posição de edifício mais alto de Nova York. Atualmente, será superado pela Freedom Tower (torre da liberdade) que em 30.04.2012 tornou-se o arranha-céu mais alto dos EUA. 

                                              A Estátua da Liberdade (93m) está afixada na Liberty Island  no centro da baía de Manhattan (Upper Bay). Fomos até lá em um  ferry boat que percorreu cerca de 2 quilômetros. O vento frio gostoso batendo no rosto, a paisagem paradisíaca e a ansiedade para chegar fizeram dessa  travessia um momento especial, único.

Ela foi doada pela França para o povo americano, simbolizando a liberdade no mundo todo. Foi inaugurada em 1886, sua estrutura metálica, assim como a da Torre Eiffel de Paris (320m), foi projetada por Gustave Eiffel. Em 28 de outubro de 1886, a estátua foi aceita pelo então presidente Grover Cleveland que manifestou-se em nome do povo americano: "não vamos esquecer que a liberdade aqui fez a sua casa, nem seu altar escolhido será negligenciado". Veja a seguir a letra da canção Statue Of Liberty  por Marisa  Monte.
Baianas down on Broadway
Selling DVDs
Os pés no chão do mundo
When I walk and the music's in me
Where are you?
I am here
Jogging in São Paulo
Truth and longing
On my headphones
Quem será
New York City is on my mobile
Great desire, kitchen fire
Where are you
Statue of Liberty?



New York é uma cidade acolhedora, frenética. Há os nativos com seu agito normal, os que residem próximo e vem para trabalhar como meu novo amigo Jussi Andreuss e sua adorável Mariana, e os forasteiros que a escolhem como destino final.  São milhares de turistas como nós que ao longo do ano vêm em busca das múltiplas opções de passeios, compras, lazer, gastronomia, programações culturais, e neve, é claro.





Times Square é o nome que caracteriza a região central de Manhattan, entre a Broadway e a 7th Avenida e entre as ruas 42nd e 47th. É um imenso e colorido espetáculo de luzes, lojas, teatros, arranha-céus, teatros, etc. Seus letreiros luminosos fazem com que ela seja não só um dos pontos turísticos mais famosos de Nova York,  como também a tornam conhecida mundialmente.  A NASDAQ, os estúdios da MTV e da ABC são atrações que fazem parte da sua história. Dizem que é aqui que New York comemora a entrada do novo ano, com uma bola de cristal descendo do topo de um edifício e a multidão extasiada observando. Deve ser fantástico!












  

Visitar o Metropolitan Museum of Art, assistir um saxofonista tocando no Central Park, visitar  pontos turísticos como o Empire State Building ,  The Statue of Liberty , o Rockfeller Center, a Times Square,  a Brooklyn Bridge, e assistir aos shows da Broadway,  dependendo da época do ano, são diversões geladas, mas imperdíveis. Nós assistimos Chicago e Superman, recomendo-os. Afinal nenhuma viagem para New York estará completa sem que se assista um espetáculo na Broadway. As entradas podem ser adquiridas pelo www.keithprowse.com.




A Brooklyn Bridge, construída a partir de 1869, e concluída em 1883, era a maior ponte suspensa do mundo, e a primeira construída em aço. Há fontes que informam que ela teve início em 3 de janeiro de 1870 e foi aberta ao tráfego em 24 de maio de 1883. Com seus 1825 metros de extensão e 486 vãos livres, ela faz a ligação entre a ilha de Manhattan e o bairro do Brooklyn, atravessando o rio Hudson.  A ponte serviu de cenário para o filme Embalos de sábado a noite com John Travolta na década de 70.  A atravessamos caminhando, não sei se foi pelo  meu medo ou pelo movimento dos carros ao redor, senti um leve balanço.  



Na sequencia você tem a letra da canção The  Brooklyn Bridge by Frank  Sinatra. 

Like the folks you meet on
Like to plant my feet on the Brooklyn Bridge
What a lovely view from
Heaven looks at you from the Brooklyn Bridge

I love to listen to the wind through her strings
The song that she sings for the town
I love to look up at the clouds in her hair
She's learned to wear like a crown

If you've been a rover
Journey's end lies over the Brooklyn Bridge
Don't let no one tell you
I've been tryin' to sell you the Brooklyn Bridge

All the folks in Manhattan are sad
'cause they look at her and wish they had
The good old Brooklyn Bridge

If you've been a rover
Journey's end lies over the Brooklyn Bridge
Don't let no one tell you
I've been tryin' to sell you the Brooklyn Bridge

You'll miss her most when you roam
'cause you'll think of her and think of home
The good old Brooklyn Bridge

Fonte: http://letras.terra.com.br/frank-sinatra/270447/


A escultura do touro em bronze (3000 kg) que acarinhamos é o símbolo do poder econômico-financeiro de Wall Street. Segundo informações que circulam na mídia, existem as tendências alta e baixa, a primeira seria denominada de "mercado touro" (bullish), enquanto a outra  é conhecida por "mercado urso" (bearish). Touro é o símbolo da força, da combatividade masculina, da ferocidade, enquanto o urso hiberna, vai e volta regularmente. Fica próximo ao  Battery Park, cais dos ferrys de Staten Island e da Estátua da Liberdade, assim como da própria bolsa.


Eu e a Dulce junto com as policiais que faziam a segurança da área. Gentilmente concordaram em serem fotografadas conosco. O Brasil precisa aprender umas coisinhas com eles, lembrei de uma amiga que queria tirar uma foto com um amigo seu durante uma viagem, mas seu pedido foi recusado, pois as normas da empresa não permitiam.

No Central Park podemos curtir uma das paisagens mais lindas de New York, brincar com os esquilos, além de darmos asas a imaginação, podemos nos deixar embalar por uma canção de Bethoven como se a estivesse ouvindo. Você pode chegar ao Central Park pela Columbus Circle, no  Upper West Side. Essa rotatória recebeu esse nome em  homenagem a Cristóvão Colombo, daí sua porque tornou-se famosa. O globo de aço localizado em frente à Trump Tower, próximo a Time Warner é o ponto forte dessa área. A vista do local é muito bonita.





O Rockefeller Center é um complexo de edifícios comerciais situado entre as movimentadas e eletrizantes 5th e 6th avenidas e ruas 48th e 51st, no centro de Manhattan. É uma das grandes atrações turísticas de Nova Iorque, especialmente à noite,  quando a praça principal está toda iluminada, além da sua linda pista de patinação. O complexo também abriga a emissora de TV NBC. 



Uma amiga contou-me que do observatório Top of the Rock, entre os andares 67 e 70 do GE Building do edifício central do Rockefeller Center, se tem uma visão ótima da ilha de  Manhattan, do Empire State Building e uma melhor vista do Central Park.

Conforme você observa nas fotos, estamos em frente a pista de patinação no gelo, atrás desta há a estátua dourada de Prometeu. É nesse complexo que é montada a árvore de Natal de New York, que segundo dizem é um grande acontecimento, e geralmente, é transmitida pela TV. 


O  Atlas, estátua de bronze no Rockfeller Center está posicionada na direção da Catedral de Saint Patrick, principal templo católico da cidade, e foi inaugurada em 1937. O projeto leva a assinatura de Lee Lawrie e Rene Paul Chambellan. Lembremo-nos de que o Atlas foi um titã condenado por Zeus a segurar o céu para sempre, daí esta representação simbólica e mitológica em que o titã Atlas está segurando o globo terrestre. A estátua inteira alcança os 45 pés, e pesa cerca de 7 toneladas.


Aqui você vê o Waldorf-Astoria Hotel, em frente ao Central Park. Ele é imenso e tem história, serviu de cenário para muitos  filmes, entre eles Esqueceram de Mim 2.


Visitamos ainda o Grand Central Terminal, o terminal ferroviário mais importante da cidade. Inaugurado em 1913, impressiona pelo bom gosto na arquitetura, dimensões e decoração do seu hall central. Ele possui boas opções gastronômicas no subsolo.


Mas nem tudo são flores em New York. Não dá para esquecer o ataque terrorista de 11.09.2001 que manchou de sangue a cidade com a destruição dos Edifícios Gêmeos do World Trade Center. Nem mesmo o brilho do sol que dizem ter existido naquele dia, impediu a matança das 2976 pessoas, dentre as quais havia 343 bombeiros e quatro brasileiros: Sandra, Ivan, Nilton e Anne Marie.
Moradores contam que o som das sirenes, a poeira, e o espanto no rosto das pessoas eram assustadores, era um sinal de que aquela  New York nunca mais seria a mesma depois da tragédia. Mas contrariando esse pensamento, parece que a cidade se fortaleceu, novos hotéis surgiram, teatros foram restaurados, e uma das torres foi reconstruída. Existem informações na mídia de que o turismo estrangeiro cresceu cerca de 40% desde então.

Visitamos o Ground Zero, o Memorial, com dois espelhos d'água e cascatas construído em homenagem as vítimas, o qual foi inaugurado em 11.09.2011. Nas pedras que o contornam estão escritos os nomes das vítimas. Também na bandeira dos Estados Unidos que há no local, estão escritos os seus nomes. Diante do local e pensando nos que perderam a vida, é impossível ficar isenta de tristeza e nossa imaginação voa em busca de explicações que jamais vamos obtê-las.







A inauguração do novo World Trade Center está prevista para 2013/14. Acreditava-se  que seria o edifício mais alto de New York, com seus imponentes 541 metros (1776 pés) e 108 andares, mas há rumores que esse lugar já foi perdido para outros arranha-céus em New York e em outros lugares do mundo. Não por acaso, 1776 marca a independência americana.

"Declaração da Independência dos Estados Unidos da América foi o documento no qual as Treze Colônias na América do Norte declararam sua independência do Reino Unido, bem como justificativas para o ato. Foi ratificada no Congresso Continental em 4 de julho de 1776, considerado o dia da independência dos Estados Unidos." (Wikipédia)

E como tínhamos pouco tempo em New York, encerramos aqui nossa viagem. Eu voltei bastante feliz por ter desbravado um pouco dessa cidade sempre alerta, por ter feito novos amigos (Mariana e Jussi), por ter feito esse passeio na companhia de amigos especiais (Dulce e Denis), por voltar para a casa com algo mais na bagagem cultural e por ter em mente lá retornar para conhecer o que nesta não foi possível, conhecer os museus, assistir a novos shows, etc.

E como não há viagem sem sonhos, e realidade sem shopp, estamos a comemorar nossa viagem que foi ótima, deu tudo certo e ninguém é de ferro.



Obrigada Denis e Dulce pela parceria, obrigada New York e até uma próxima!

Li esta matéria e gostei muito, ela traz informações sobre hotéis, alimentação, vida noturna, shoppings, e muito mais sobre New York. Para vê-la acesse: 
http://www.cnngo.com/explorations/escape/destinations/insider-guide-best-of-New-York-606420

Em https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=a52efab113&view=att&th=13ac117d76238d23&attid= você vê uma excelente apresentação sobre New York, um show de imagens e história que representam bem os locais por nós visitados. Não deixe de assistir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário